domingo, 30 de agosto de 2009

ULISSES TAVARES

QUEM SOU?


Não sou só o que sinto

nem o que faço ativo

além de minhas verdades

sou o que também minto.

Verdade é o que vivo.


CASAMENTO


Casamento é um contrato,

um negócio.

Casamento não tem nada a ver com amor.

Amor é outro troço.


AOS FIÉIS


Em nome de Alá, morram,

cães ocidentais.

Em nome de Jesus, morram,

idiotas do Oriente.

Mas fiquem tranqüilos:

ninguém irá para o inferno.

Aqui na Terra, ele é eterno.


À LA MICHELANGELO


Toda e qualquer poesia

feia ou bonita

já existe prontinha

em algum lugar do universo.

Talvez apenas não tenha

ainda sido escrita.


À LA JOÃOZINHO


Sem tralalá sem trululu

sassafrás ou sassafru

sabe pra onde mandaram

a juventude do Brasil

e onde enfiaram nosso futuro?

– Sei não, ‘fessora,

só tenho rima, não solução.


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO


Não fosse a Internet

não comeria nunca

nem a Lucinha nem a Anete

todas disponíveis 24 horas

minhas e de todos.

Embora um pouco etéreas,

há boas vantagens

nessas virtuais bobagens

sem compromissos,

sem doenças venéreas.


PENSO, LOGO INSISTO


Deus não existe

se eu não quiser

O mundo não existe

se eu não quiser

Só existe o que penso

e admito

No que não penso

não acredito.

O restante é proto-existência

esperando virar consciência

protoplasmas, puro mito.


MATERIAL BOY


Basta um carro bacana

fortuna investida

cuidados médicos de primeiro mundo

poder de compra e barganha

Isso é auto-estima.

Fora isso, tudo é realidade

cruel verdade

rugas, precariedade, hemodiálise

cheques sem fundo e banha

assuntos chatos e imundos

coisa mais sem graça sem manha

para a atual psicanálise.


INGRATIDÃO TERCEIRO-MUNDISTA


Obrigado, doutores,

pela Nasa, Internet e FMI,

mas um primitivo feijão,

alguns neanderthais bifes

acebolados

caía melhor por aqui.

Atenciosamente,

nós,

os deletados.


YOUNGUIANA


Sonho com tudo e todos,

tendo tudo e todos a ver com meu mini-mim,

ah, meu Deus, quem dera fosse simples

assim:

eu sonho, acordo, rio do que sonhei

como se a vida não fosse a matéria dos sonhos

sendo a vida, acordado ou dormindo,

onde a ponho.


MONETÁRIO


Vivo em real,

calculo em dólares.

Sou terceiro mundo,

um terço,

no mínimo,

de meus pares.


NIETZSCHEANA


De Nietzsche queria ter

a cabeça cheia de minhocas

pensantes e decifradoras

da esfinge do humano ser,

mas dele só herdei

a gastrite

e essa mania de viver

triste.


ESQUIZO


Tem um cara dentro de mim

que faz tudo ao contrário:

não temo amar, ele se borra

sou esperto, ele é otário

não amolo ninguém, ele torra

acredito em tudo, ele é ateu

sou normal em sexo, ele, tarado

agito sempre, ele fica parado

sou bacana, ele, escroto

quem me faz infeliz e torto.

É sempre ele – nunca fui eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário